Apresentação

Alinhado a um desejo de fomentar mudanças na dinâmica artística e cultural brasileira, ao invés de um momento único de discussão, a Associação No Ato Cultura, Educação e Meio Ambiente, idealizadora e gestora do FETO – Festival Estudantil de Teatro, realizou durante a edição do FETO 2014, um grupo de trabalho que ao longo do festival, reuniu dezesseis profissionais, entre professores, artistas e gestores que lançaram um olhar provocador sob o cenário artístico-pedagógico-político atual no país, discutindo caminhos e iniciativas capazes de estreitar as relações entre artes cênicas e educação.

Os encontros do grupo, culminaram na criação da PLATEIA – Rede de Formação Artística, que busca transformar a relação dos públicos com a manifestação artística, gerar e estimular a experiência do espectador no teatro, pensando que esta se baseia principalmente no afeto e na reflexão criativa.

Posterior a apresentação do espetáculo, o mediador – profissional qualificado e definido previamente – para esta ação, inicia um diálogo com os espectadores sobre suas percepções artísticas. A ação não busca explicar o espetáculo e sim, estabelecer um trabalho de formação visando estimular as sensibilidades artísticas dos espectadores.

O(s) mediador(es), responsável(is) pelo desenvolvimento da ação, realiza um contato prévio com o grupo/artista antes do dia da ação do PLATEIA uma vez que a interação entre o mediador e a obra que será apresentada é de suma importância para a condução deste processo. Desta forma, são realizadas reuniões entre os integrantes do núcleo da Rede e o grupos. O grupo/artista dialoga junto ao mediador sobre os caminhos que o mesmo irá conduzir no trabalho de sensibilização e afeto que será feito antes e após o espetáculo.

O trabalho realizado anterior à apresentação do espetáculo tem o propósito de aproximar o espectador, de forma lúdica e sensitiva, do universo da obra a ser assistida. Desta maneira, cada ação se configura de acordo com a proposta da obra em questão.

As conversas posteriores ao espetáculo têm duração aproximada de 60 min, no entanto a ação continua através desta plataforma. Aqui, grupos/artistas, mediadores e o público em geral podem continuar a conversa, se cadastrar para ter acesso a agenda das novas ações, colocarem suas dúvidas e impressões e se aproximarem cada vez mais dos trabalhos apresentados.