
FETO 20 ANOS: Sempre é tempo de mudar
Nunca imaginamos chegar à vigésima edição do FETO assim. Distantes há meses, mantendo conversas, trocas, pesquisas, trabalhos e relações mediadas pelas telas. Respiramos para nos manter vives, vivas e vivos (com saúde). Em duas décadas de festival, o mundo mudou tanto e nós também. De casa, de formato, de tamanho. A inquietude, resistência e coletividade pertencem historicamente a nós, artistas da cena, estudantes, docentes, enfim, sonhadores de um país melhor, sem desigualdades. Mas a impossibilidade de estarmos juntes agora, era algo impensável até então.
E aqui estamos, diante do FETO 2020, em um novo formato, todo on-line. Já que “reinventar” é uma palavra que traduz o ofício e este momento, resolvemos deixar de lado a discussão se o que temos feito, na web, é teatro ou não. Nesse instante ímpar da história humana, situados radicalmente no presente, lançamos nosso olhar para o que tem sido possível criar em tempos virtuais: onde e como a teatralidade tem sido redescoberta? O que estudantes e docentes têm produzido? O que traz inquietude para a vida e que pode se tornar material para a cena. Como ressignificar com arte o que temos sentido, durante a pandemia?
Em breve, você confere por aqui a programação do FETO 2020.
Agende: de 18 a 26 de novembro, em nossas redes sociais.
Acesse: Lista de selecionados para o FETO 2020.
Críticas e resenhas
Durante o FETO, profissionais especializados escreverão sobre os trabalhos que compõem a programação. Nesse espaço, você tem acesso às críticas e resenhas. Acompanhe!

Soraya Belusi
Sobre
É jornalista com mais de 15 anos de atuação na área cultural. Dedicou grande parte da carreira à crítica e à pesquisa teatral. Fez curso de Formação de Ator do Teatro Universitário da UFMG e mestrado em Artes na UFMG. Atuou como repórter e redatora responsável pela cobertura de artes cênicas do jornal O Tempo de 2004 a 2012. Foi uma das fundadoras do site especializado em crítica Horizonte da Cena. Colaborou com os principais eventos de artes cênicas do país, entre eles o FIT-BH, o Encontro Mundial das Artes Cênicas, MITsp, FID e outras edições do Feto. Tem artigos publicados nos principais veículos do país, como a revista Bravo! e a Sala Preta.
Escreve as resenhas dos espetáculos da categoria Teatro na Escola
Teatro na Escola

Soraya Martins
Sobre
É curadora dos espetáculos baianos do Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia -FIAC/2019 e do Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte – FIT-BH/2018. Doutoranda em Literaturas de Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestre em Estudos Literários pela FALE/UFMG. Graduada em Letras/UFMG. Atriz formada pelo Teatro Universitário – TU/ UFMG, cursou Semiologia do Teatro no Dipartimento di Musica e Spettacolo dell ́Università di Bologna, Itália. Desde 2005, atua como atriz e pesquisadora do teatro negro brasileiro. Escreve crítica para teatro no projeto segundaPRETA, no site Horizonte da Cena e para festivais, como Festival de Curitiba, Mostra Internacional de Teatro – MITsp, Festival Internacional de Artes Cências da Bahia-FIAC, Festival Estudantil de Teatro – FETO-BH, Festival de Cenas Curtas do Galpão Cine Horto. Tem em seu currículo trabalhos realizados junto a diversos grupos de teatro, entre eles, o Grupo Espanca! com o espetáculo PassArão.
Escreve as críticas dos espetáculos da categoria Escola de Teatro
Escola de Teatro
Cá entre nós: algumas palavras pra aquilo que chamamos de respirar – Fazendo ao vivo
Sobre dois minutos no espaço-tempo – Criações de minuto
Sobre est(ética) e política ou Ideias (Des)confinadas – Ideias Confinadas
Sobre a telateatro, o(s) feminino(s) e o desejo coletivo de experienciar – Experimentos Cênicos
Oficinas

Da minha tela eu vejo: teatro-educação em tempos de confinamento
Com os Charles Valadares e Raysner de Paula
A proposta da oficina é experimentar, por meio de videoconferência, exercícios criativos inspirados em jogos teatrais, improvisação e invenção de narrativas ficcionais para serem vividas por meio do ambiente virtual, em diálogo com as culturas da infância e juventude.
Além disso, fomentar reflexões acerca das potências e complexidades do ciberespaço,
vivenciando gestos criativos que possam ser experimentados e inventados coletivamente diante da tela.
Saiba mais
Datas: 07, 14, 21 e 28 de outubro e 04 e 11 de novembro (sempre quarta-feira)
Horário: 19h às 21h
Para quem: Profissionais da educação básica e demais pessoas interessadas nos diálogos entre teatro e educação em práticas que envolvam crianças e jovens.
Vagas: 20
Saiba mais sobre Charles Valadares e Raynser de Paula
Professor de Teatro, ator e Doutorando em Artes pela UFMG, Charles Valadares já desenvolveu práticas educativas com crianças, adolescentes, jovens e idosos, em espaços formais e informais. É interessado nas relações entre teatro, infância e cena contemporânea. Como pesquisador busca se aproximar dos modos de ser e estar da criança por meio de escuta sensível, convívio, criação e inventividade.
Raysner de Paula é professor de Teatro, dramaturgo e ator. Entrelaçando essas funções, tem desenvolvido diferentes trabalhos de pesquisa e criação artística, tanto no campo do ensino (atuando como professor na educação básica, e também em espaços não-formais) quanto no convívio e parceria com grupos e coletivos teatrais de diversas cidades brasileiras. Atualmente tem se dedicado a elaborar práticas e reflexões que mantenham vivos os espaços de criação e partilha de gestos artísticos enriquecidos com teatralidade.
Resultado
Segue a lista de selecionados para a oficina Da minha tela eu vejo: teatro-educação em tempos de confinamento:
Aderilson Pereira Fonseca
Alessandra Monzo dos Santos
Ana Cristina Carvalhi
Anderson de Souza
Bárbara Fátima Dos Santos Lara
Bernadete Neves
Elaine Caroline do Nascimento Libório
Gean Carlos
Gislaine Maria
Heitor Tavares Zanoni
Joana da Costa Ribeiro
Jorge Milton
Kathya Luzia
Kelly Lorraine de Souza
Leonardo Lopes Granha
Marcelo Guimaraes Belga
Marília Cristina
Renata Cristina Ferreira Silva da Paz
Rogileu Ferreira
Susana Nori de Macedo
Vanessa Soares de Paiva

E.C.O.S. – Memória como percurso criativo – miradas latino-americanas
Com Idylla Silmarovi
A oficina E.C.O.S pretende investigar a partir do pensamento e das obras de artistas latino-americanas das artes presenciais, apontamentos acerca da memória como caminho de criação cênica-performativa. Passando desde a memória pessoal, do trauma colonial, da memória
política em resistência às ditaduras militares até a elaboração de novas possibilidades de futuro, a oficina propõe uma vivência prática e de pesquisa para a criação de imagens e ações que visam burlar as narrativas hegemônicas acerca das artes cênicas.
Saiba mais
Datas: 18, 20 e 23 de novembro
Horário: 10 às 12h
Para quem: estudantes, professores, artistas e interessado em geral
Faixa etária: a partir de 14 anos
Vagas: 20 vagas
Inscrições encerradas.
Saiba mais sobre Idylla Silmarovi
Artista da cena e pesquisadora sudaca. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Artes cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, Idylla Silmarovi formou-se no curso de licenciatura em teatro da UFMG e no Centro Técnico Teatro Universitário. Investiga as interseções entre a arte e memória nas artes cênicas e aponta para as questões de gênero e sexualidade. É pesquisadora e atriz no projeto GUERRILHA – experimento para tempos sombrios. Faz parte do coletivo Academia TransLiterária. É parceira do coletivo Toda Deseo e Bacurinhas. Diretora artística e idealizadora da plataforma Zona de Encontro.
Resultado
Segue a lista de selecionados para a oficina E.C.O.S. – Memória cmo percurso criativo – miradas latino-americanas:
Aguinaldo Elia
Ana Beatriz De Andrade Cangussu Lima
Carla Marcelino
Daniela Carinhanha De Souza
Deyvison Antônio Da Cruz
Éric Inácio De Medeiros
Giovana Consorte De Souza
Júlia Camargos De Paula
Juliana De Conti Macedo
Karina Diniz Da Costa Pereira
Larissa Fujinaga Marques
Larissa Loreto De Assis
Lucas De Pádua Pradino De Carvalho
Milena Da Cruz Moraes
Nádia Rodrigues Dos Santos Da Cruz
Pâmela Cristina Ramos
Raiane Oliveira
Roberta Fernandes Mancuso
Thales Ferreira Bandeira De Abreu
Thomas Everton Abrantes Silva
*Os selecionades já receberam um e-mail da produção e a vaga será garantida mediante resposta até às 12h do dia 14/11/20

Oficina de Dramaturgia Audiovisual no Teatro
Com Mateus Cardoso
A oficina de Dramaturgia Audiovisual pretende apresentar e praticar as técnicas utilizadas pelo Grupo Carmin de teatro para aplicação do audiovisual na cena. A oficina abordará situações dramáticas que podem ser potencializadas ou enfraquecidas quando se usa projeção no palco e de como justificá-la na dramaturgia para que o diálogo entre os departamentos criativos e técnicos tenha coerência. A partir de noções de direção de fotografia, como luz e enquadramento, serão abordados aspectos de como o cinema pode dialogar e contribuir com as artes cênicas. O objetivo é relatar os erros, acertos e reflexões realizadas nos processos do Carmin acerca desse dispositivo, além de analisar o resultado final destes e de outros espetáculos que utilizam audiovisual. Como consequência da atividade, serão realizadas cenas que experimentem com equipamentos de câmera, som e projeção os princípios estudados na oficina tendo o gênero de teatro documental como base.
Saiba mais
Datas: 23 a 26 de novembro
Horário: 19 às 21h
Para quem: estudantes, professores, artistas e interessados em geral. É interessante, mas não obrigatório, que os participantes já tenham tido alguma vivência de palco.
Faixa etária: a partir de 14 anos
Vagas: 20 vagas
Inscrições encerradas.
Saiba mais sobre Mateus Cardoso
Natural de Natal, nascido em 1988, formado em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV pela UFRN e com especialização em cinema pela Universidade Estatal Russa de Cinematografia (ВГИК – VGIK). Mateus Carvalho participou como assistente de produção no longa metragem “Наследники – Herdeiros”; do diretor Vladimir Ivanovich Khotinenko, realizado em 2015 em Moscou. Em 2016 assumiu a posição de diretor criativo da Casa da Praia Filmes onde está até hoje. Pela produtora roteirizou e estrelou a websérie “Dalton/Hebe” (2016) , roteirizou e fez assistência de direção do videoclipe “Porcelain” (2017), produziu o curta-metragem documental “Tingo Lingo” (2018) e fez a assistência de direção do curta metragem ficcional “Vai Melhorar”. Em 2017 estreou como ator no grupo Carmin no espetáculo “A Invenção do Nordeste”. Atualmente está no elenco do repertório do Grupo Carmin nas peças “Jacy” e “A Invenção do Nordeste” e também participando da montagem de “Gente de Classe”, a nova peça do Grupo Carmin.
EM BREVE INFORMAÇÔES SOBRE INSCRIÇÃO.
Resultado
Segue a lista de selecionados para a Oficina de Dramaturgia Audiovisual no Teatro:
Aryanne Corrêa
Carla Marcelino
Débora Teixeira
Ednilson Diego
Fernanda Sherer
Gislaine Antunes
Hanna Pereira
Hítallo Santos
Igor Galvão
Íris Brasil
Juliana Tinoco
Karine Araújo
Laenisson Santos
Leonardo Medeiro
Luana Cristina
Lucas Pradino
Maria Catarina
Renato Souza
Bruno Samaniego
Roberta Machado
Excedentes:
João Vítor Vieira
Roberta Mancuso
Marcos da Câmara
Karine Gonçalves
Priscila dos Santos)
Ângela Braga
*Os selecionades já receberam um e-mail da produção e a vaga será garantida mediante resposta até às 12h do dia 14/11/20
Quem é quem no FETO 2020

Ana Fabrício
Curadoria
FETO 20 anos

Eliezer Sampaio
Curadoria
FETO 20 anos

Paulo Celestino
Curadoria
FETO 20 anos

Gláucia Vandeveld
Curadoria e Concepção da edição 2020, Coordenação Artística e Pedagógica.

Marina Arthuzzi
Curadoria
edição 2020

Michelle Sá
Curadoria
edição 2020

Charles Valadares
Oficina

Idylla Silmarovi
Oficina

Mateus Cardoso
Oficina

Raysner de Paula
Oficina

Cris Diniz
Concepção da edição 2020 e Coordenação Técnica

Fabiano Lana
Edição de vídeo – Motion Graphics e Transmissão ao vivo

Beatriz França
Coordenação de comunicação e assessoria de imprensa

Letícia Leiva
Gestão de redes sociais

Matheus Carvalho
Gestão de redes sociais

Ana Carolina Nicolau
Webdesign

Lu Gondim
Projeto gráfico

Valentina Vandeveld
Produção Executiva

Bruna Luiza
Produção executiva e analista de projeto

Luisa Monteiro
Coordenação de produção e concepção da edição 2020