Apresentação

O projeto Teatro, Encontros e Memória reúne fotos, textos, cenas de arquivo e de entrevistas com personalidades do teatro, organizadores e ex-participantes do FETO – Festival Estudantil de Teatro. Ao fazer um resgate/registro histórico de sua trajetória, deseja ser catalisador de discussões sobre a produção teatral estudantil, contribuindo para fomentar reflexões e apontamentos. Pois, como nos diz o poeta e ensaísta uruguaio Hugo Achúgar, “a relação entre passado e presente é uma relação entre presente e futuro”.

 

Não ao acaso, o documentário e o livro comemorativo compartilham o mesmo nome – Teatro, Encontros e Memória. Eles possuem também o mesmo espírito. O teatro é o nosso substrato e razão de ser do festival. A memória, o que com eles queremos compartilhar. Já os encontros – com os participantes, parceiros, colaboradores e público –, o que tornou essa trajetória possível. Afinal, apenas pessoas são capazes de materializar projetos e sonhos.

 

A costura das cenas de arquivo e depoimentos daqueles que contribuíram para a construção do Festival Estudantil de Teatro ficou a cargo do diretor Byron O’Neill e de Guilherme Reis. Byron foi, em 1999, um dos idealizadores do FETO. Exibido em festivais (25º Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (FITUB), 22° Festival de Teatro de Curitiba e 3° MUST – Mostra Universitária Salvador de Teatro), na Cinemateca de Curitiba e em sessão especial de lançamento no FETO 2012, o documentário agora também se encontra disponível aqui.

 

Assim como o vídeo, o livro comemorativo homônimo ilustra, por meio de fotos e textos, os caminhos percorridos pelo festival entre 1999 – ano de sua criação – e 2011 e inclui a coleção Teatro Estudantil: histórias e personalidades. Para esse primeiro fascículo, foram escolhidos para serem perfilados nomes de gerações, grupos e posicionamentos artísticos diversos que estabeleceram, à sua forma, um diálogo com o tema. Com o intuito de difundir um pouco da memória do teatro no Brasil, essas duas publicações foram distribuídas para grupos de teatro, artistas e grupos participantes do FETO, centros culturais, instituições públicas, ONGs, escolas, bibliotecas e instituições de ensino de todo o país. Ao serem disponibilizadas também aqui, o desejo é que elas possam estar presentes em um número ainda maior de espaços.

 

A todo o material do projeto Teatro, Encontros e Memória é permitido o download gratuito. Juntos – livro, documentário e fascículo –, além de um convite à reflexão, são também um convite a que mais pessoas se juntem a essa rede.

 

Sejam bem vindos!